Aconteceu ontem!
O objeto desta postagem não é tratar sobre a questão da saúde na cidade de Manaus.
Também não é generalizar no sentido de que o que aconteceu comigo é fato que ocorre sempre por aqui.
Este caso será tratado como um caso específico, em um dia específico e único.
O ponto principal ao que quero me referir é o desfecho, o final desta breve história. Vamos lá então:
De posse de um papel de encaminhamento, fui até um posto do SUS para fazer a marcação de uma consulta, por volta das 07h10minam (horário de Manaus) ou 09h10minam (horário de Brasília).
Chegando lá muitas pessoas aguardavam para serem atendidas pelo mesmo caso.
A cena pode ser imaginada como aquelas típicas que, pelo que vi, são comuns aos telejornais de todo território nacional.
Pessoas sentadas (pois já há algum tempo as cadeiras são obrigatórias), pessoas em pé (porque o número de cadeiras nunca é suficiente) e a fila que dá algumas voltas antes de chegar ao seu final.
E assim perguntei a alguém, que me indicou o final da fila, para onde me dirigi.
Assim postada, pude ver melhor o ambiente e observar os seus detalhes: ar condicionado tipo split, garrafão de água mineral a disposição, sala limpa e sistema de atendimento informatizado.
Passados alguns minutos, sem que nada acontecesse, um rapaz da fila me comunicou: ”O sistema está fora do ar!”
Tudo bem! Essas coisas acontecem. E se estavam todos ali é porque dentro em breve o sistema voltaria... Assim pensava eu.
Daqui a pouco ele volta a falar: “Está parado desde ontem!”
Aí eu fiquei intrigada. Desde ontem? E vai voltar? Vai voltar a que horas?
Ainda bem que as atendentes eram super gentis. E quantas vezes alguém chegasse para perguntar, e quantas pessoas chegassem elas davam a mesma explicação individualmente.
E por volta das 08h00minam(aqui tem uma diferença de 2 horas em relação a Brasília: 1 devido à diferença de fuso horário, e outra devido ao horário de verão adotado em algumas cidades do Brasil) uma atendente deu a explicação coletiva: “O sistema de marcação de consulta pelo SUS, em Manaus, segue a um quadro de vagas único. O Sistema está funcionando, mas o hospital está sem internet desde ontem,o que impede o acesso e a marcação. O funcionário do setor de informática ainda não chegou, portanto não podemos dizer quando o serviço voltará a funcionar, e se ele voltará... Para a marcação de consulta em ortopedia, cardiologia e neurologia pela experiência do que acontecem todos os dias, mesmo que o sistema volte não deve ter mais vaga, pois os outros hospitais, que estão com internet, já deve ter pego todas. Assim, nesses casos é melhor voltar outro dia, ligando antes para saber se o serviço foi restabelecido.”
Sendo assim, a galera se dirigiu ao balcão, pegou um papel com um número do telefone e foi embora!
Como a especialidade que eu queria não havia sido citada, resolvi esperar até as 09h00min para ver se o funcionário da informática não ia chegar e resolver o problema...
O tempo passou, eram 09h10minam, e chegou uma senhora para ser atendida. Depois que ela foi informada do que estava acontecendo, começou a indagar a atendente que isso não podia acontecer, onde estava o funcionário, que às vezes era só ligar uma tomada... E assim ela ficou até umas 09h40min quando decidiu que ia até a administração.
Passados uns 10 minutos ela voltou com a informação que a internet já voltaria a funcionar e se colocou no balcão, no início da fila!
Rapidamente eu percebi a intenção e falei para os que estavam comigo ali na sala: “Gente vamos então organizar a fila por ordem de quem chegou primeiro?” E olha que eu seria uma das últimas, pois a maioria que estava no recinto tinha chegado antes de mim.
Veja bem, aí já eram quase 10h00min, tinha gente que tinha chegado antes das 07h00min e continuava esperando!
E todos nós fomos ficando na ordem certinha; com exceção da referida senhora, que se virou e disse: Vocês querem que eu entre na fila? Se não fosse eu vocês não seriam atendidos!
Assim. Na nossa cara!
E aí é que vem o que me motivou a fazer essa postagem!!!!
Antes de contar o final...
Pense cada um de vocês moradores das grandes cidades o que normalmente aconteceria nesse caso...
No mínimo um grande bate boca, não é mesmo?
Mas ontem, aqui em Manaus, aconteceu assim:
Um jovem senhor, daqueles que chegou antes das 07h00min virou para todos nós e falou calma e pausadamente: “Deixe. Não vale a pena!”
Com aquelas breves e sábias palavras, todos nós deixamos ela na mesma posição. Ela foi atendida antes de todos nós. Não demorou nem 3 segundos quando a atendente falou para ela: “Para a ortopedia, não tem mais vaga.”
E assim a senhora foi embora sem olhar para trás.
Bem, foi uma sensação ótima. (Vou confessar que nós até rimos, depois que ela saiu, é claro!)
Todos nós estávamos tranqüilos, sem stress, o ambiente ótimo... E realmente vou te dizer... tem coisa e tem gente que não vale à pena!
O melhor é perder 3 segundos deixar passar, deixar seguir e a gente preservar o nosso sentimento positivo!
Será que isso é coisa de Manaus? Confirmo-te nos próximos anos...
Oi!!! Mestre
ResponderExcluirAté parece que todos são peelistas. bjs
Ok.. eu ate entendo sua indignação mais se olhar por outro lado ate hoje essa senhora deve estar tentando uma vaga porque eu estou indo ao Danilo Correia na Cid. Nova todos os dias atras de uma consulta com um Ortopedista e ate o presente momento eu ainda não consegui obs: Eu Estou Pernoitando praticamente todos os dias e falo a senhora esse sistema não funciona para o povo e sim para os parentes e amigos dos funcionários. E o que fazer agora esperar por um milagre ou ir as ruas lutar contra esses Canalha do poder Publico.
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