sábado, 26 de fevereiro de 2011

MANAUS SÓ TEM ÍNDIO? – Ignorância Parte 1

Um comentário recorrente feito por alguns manauaras é que muitos daqueles que nunca estiveram em Manaus pensam que por aqui só tem índio.
E assim eles perguntam: Se em Manaus só tem índio (como aqueles mostrados nos noticiários de aldeias do meio da mata), quem trabalha nas indústrias da Zona Franca de Manaus, na produção de muitos eletrônicos que circulam em grandes cidades como SP e RJ?
Refletindo sobre o assunto, gostaria de colocar alguns pontos de minha visão pessoal:
Ponto 1 - Se eu fechar os olhos e pensar no estado do Amazonas, o que eu vejo é a Floresta. Quando penso em floresta me lembro dos índios.  Daí como Manaus está no Amazonas, ligo Manaus aos índios.
Ponto 2 – Nos noticiários locais sobre as questões inerentes a Manaus, o que vejo são problemas similares aos do RJ e SP, só que em proporções diferentes, já que nos grandes centros os problemas são verdadeiras catástrofes.
Como o que é noticiado nos telejornais nacionais precisa dar ibope e atrair a atenção do telespectador, penso que ao escolher uma notícia de cunho urbano, escolhem-se as dos grandes centros, porque vai impressionar muito mais; assim o diferente da região Norte seria, mais uma vez, as questões que envolvem a Floresta e os índios, coisas que tem em proporção muito menor nas outras regiões brasileiras.
Ponto 3 – Assim se pegarmos a imagem do ponto 1 e somarmos a imagem veiculada no ponto 2 – podemos, equivocadamente concluir que Manaus só tem índio.
Mas eu digo: MANAUS TEM SHOPPING!



Utilizando o shopping como símbolo de urbanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário