Não pensei que fosse ser muito diferente um governo com uma Presidenta, mas quando vi a notícia da implementação do Programa Cegonha, lançado essa semana, não é que eu senti que algumas coisas serão realmente diferentes!
Entre os anos 80 e 90 eu morava em um bairro do Rio de Janeiro, Marechal Hermes, e para chegar em minha casa por muitas vezes caminhava em uma rua onde existia uma maternidade: Alexander Fleming.
Por várias vezes eu vi:
Mulheres que caminhavam de forma bem lenta, corpo curvado e com expressão de dor!
Ao seu lado seguia um acompanhante pois não dava mesmo para andar sozinha!
Era notório a hora do parto estava bem próxima!
Quando via imagem como essa, a tantos anos atrás aquilo me condoía e o meu pensamento era uma mistura de indagações e espantos:
Gente ela deve estar sofrendo!
Será que ela teve que pegar ônibus, desse jeito?
Ela não tem carro e nem teve dinheiro para o táxi, neste momento único!
Pensava ainda:
Deve morar em um lugar de grandes dificuldades, pois pelo jeito nenhum vizinho tem carro, táxi, ou dinheiro para emprestar!
Essa é guerreira!
E agora passado tantos anos vejo uma possibilidade de assistência e tratamento digno a gestantes de baixa renda, pois em um dos itens do Programa encontra-se o Vale Táxi, para aquelas que realmente seguirem as recomendações médicas e o programa do Pré-Natal.
Acho que esse Programa é resultado de uma visão e de um sentir tipicamente feminino!
Detalhes que fazem a diferença!
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1471753-7823-DILMA+ROUSSEFF+LANCA+PROGRAMA+DE+ATENDIMENTO+A+GESTANTES,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário